Atualmente dispomos de equipamentos de ponta para oferecer a cópia de chave automotiva codificada que vem sendo utilizado pelas montadoras automobilísticas desde 1995.
 


Entenda o funcionamento dessas chaves:





INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Sistemas imobilizadores

Nesse espaço vamos falar sobre os "Sistemas Imobilizadores" os quais vem equipando os veículos desde 1995. Vamos procurar explicar de uma forma simples como funciona esse sistema (chave codificada).

Os "Sistemas Imobilizadores" são compostos por:

1) Transponder/chip (embutido na cabeça plástica da chave);

2) Antena receptora (abraçando o cilindro de ignição);

3) Led sinalizador (no painel de instrumentos);

4) Módulo imobilizador (leitor do transponder);

5) Módulo de injeção;

Vejamos como é o funcionamento do sistema:

A antena situada ao redor da ignição tem duas funções:

. Criar um campo magnético para que o transponder possa emitir o sinal;

. Enviar o sinal emitido pela chave ao módulo imobilizador;

Ao colocarmos a chave no cilindro de ignição do veículo, o transponder, embutido na cabeça plástica da chave, emitirá um sinal eletrônico (sinal em rádio frequência AM ou FM em 125 KHz) que será enviado, através da antena, ao módulo imobilizador. O módulo imobilizador recebe o sinal, identifica o "código" e faz uma comparação com os "códigos" previamente gravados (chaves autorizadas), tem-se uma das condições:

A) O código recebido pela chave foi aceito pelo módulo imobilizador, a luz identificadora no painel apaga-se e podemos dar a partida no motor;

B) O código recebido pela chave não foi aceito pelo módulo imobilizador, a luz identificadora no painel fica acesa (ou piscando) e não conseguimos dar a partida no motor;

No Sistema Imobilizador o bloqueio do veículo é feito de forma eletrônica, se o módulo de injeção "não" receber "ordem" do leitor do imobilizador (sinal do transponder) ele não "autoriza" a partida do motor (ameaça a funcionar, morrendo em seguida).